sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Primeiros dias na escola

A "rentrée scolaire" aconteceu no dia 02 de setembro, uma quarta-feira. Bom, não sei se tinha dito antes, mas nas quartas as crianças só tem aula de manhã. De qualquer forma, o diretor havia me dito que nos primeiros dias era melhor deixar a criança apenas de manhã e avaliar a adaptação de cada uma. Ele nos disse que a gente deveria deixar a Liv as 8h50 e tínhamos até às 9h para nos despedirmos, ficar com ela e falar com a professora. Uau, 10 minutos, hein? Pois bem, na quarta-feira chegamos umas 8h45 e tivemos que ficar esperando abrirem a porta, hahaha, porque ela só se abre efetivamente às 8h50. 

Às 8h50 entramos, falei com a professora, expliquei que Liv não falava francês, mas ela disse que não tinha problema. Liv me deu tchau bem de boa, ao passo que outras crianças choravam, estavam agarradas nos pais. Acho que isso aconteceu porque ela já tinha vivenciado escola antes, enquanto a maioria das crianças lá está entrando pela primeira vez. Voilà, ponto para mim! :P Na saída ainda falei rapidinho com a assistente de sala, preocupada com as idas ao banheiro e a língua, mas ela disse que eles incentivam a ir de tempo em tempo e que eu não me preocupasse que qualquer coisa elas gesticulavam e se entendiam, rsrs. E eu saí chorando da escola, com o coração apertadinho, um medo imenso dela não dar conta...mas, minha pequena-adulta, super corajosa e desenrolada ficou super bem. Contou-me que cantou, gritou com um menino, ouviu historinha sobre um chien, parece que tudo foi bem tranquilo.

No outro dia ela já acordou menos preguiçosa e tudo correu bem também. A professora disse que ela estava bem, que não tinha nada para dizer, que não teve nenhum acidente de pipi, tudo uma maravilha! Por isso, a partir da próxima semana já vamos testar o período integral. Dia 11 teremos uma reunião de pais, eles vão nos passar o programa, agora é pra valer! A professora dela é uma pessoa acessível, tranquila, mas pareceu mais séria; já a assistente de sala é super sorridente, simpática, carinhosa...minha filha está em boas mãos :)

Coisas a se notar:

1) Eles entram às 9h e não tem lanche antes do almoço. Eu, preocupada que sou, coloquei uns biscoitos dentro da bolsa e disse pra Liv que se desse fome ela fosse comer. Ela reclamou que não pôde comer, que a professora disse que não podia e tal. Eu já sabia disso, mas sou mãe né, dá sempre um medinho da cria passar fome.

2) A Liv parece entender algumas coisas em francês. Ela se diverte quando converso com ela em francês e inventou um dialeto que ela pensa que é francês, que todos entendem, e tenta se comunicar assim. É engraçadinho e eu não tolho, porque isso a estimula a tentar. Já percebo que no meio das enrolações saem algumas palavras que existem, hahaha, e isso não parece ser um problema para ela. 

3) Foi boa a ideia de ler em francês, de mostrar musiquinhas do folclore local durante um tempo antes de vir, pois ela identificou uma música no primeiro dia de aula. Disse para mim que era uma música que a gente já tinha escutado e cantou. Era a famosa "Frère Jacques".

4) Tem muitos papeis para preencher. Eles entregam um caderninho com informações iniciais, tipo a agenda que a gente usa no Brasil, e a gente precisa ler e assinar. Dentre esses documentos tem uma paranoia mucho loka com a saúde. Pedem autorização para transferir com ambulância em caso de necessidade, pra fazer intervenção cirúrgica em caso de urgência, esse tipo de coisa. Mas isso não é novidade, os franceses adoram preencher papeis. E enviar papeis. E pedir papeis.

5) A mochila fica na escola. Só volta para casa em caso de acidentes de pipi. Não sei se isso é uma regra geral, mas acho que vou precisar trocar as roupas que deixei lá porque o frio está chegando... 

Prossigamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário