segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Processo para implementação da bolsa


Como eu disse no post sobre as bolsas, os status da capes são um mistério indecifrável. Além disso, como estava de viagem marcada, estava bem preocupada com a implementação da bolsa porque queria sair do país com tudo resolvido. Não deu né, mas tudo bem, no fim tudo terminou dando certo. Mas, vamos às datas.

18/06 (quinta-feira) – resultado em uma lista com todos os aprovados. Depois do resultado, o acompanhamento do processo dizia: Processo em análise. Favor aguardar decisão final e comunicação da CAPES.

22/06 (segunda-feira) – recebi o e-mail de deferimento, avisando oficialmente que tinha sido aprovada. Agora, constava o seguinte: Processo deferido, aguardando documentação para implementação. Aguarde comunicação da CAPES.
04/07 (sábado) – recebi a carta de concessão (em português e francês, em duas vias, uma delas para apresentar no meu trabalho para pedir o afastamento) e o termo de compromisso pelos correios. O termo de compromisso eu assinei, digitalizei e coloquei na plataforma, além de enviar uma via pelos correios de volta para a CAPES.

15/07 - Meu status mudou, creio que porque receberam o termo de compromisso: Processo aguardando implementação.

21/07 - Recebi o cartão BB Américas no endereço do exterior (apesar de ter pedido para receber no BR). Mas, tudo bem, minha prima recebeu para mim.

06/08 - Somente em agosto meu status mudou de novo para, finalmente: Bolsa Implementada e processo migrado para nova plataforma, aguarde contato da CAPES.

11/08 - Já na nova plataforma, aceitei um novo termo de compromisso e processo ficou "em trâmite no financeiro". Anexei, também, a documentação para comprovar que estava no exterior. No outro dia eles já aprovaram meus documentos e aceitaram a comprovação de que estava no exterior. Detalhe: o seguro-saúde precisa estar acompanhado do recibo dizendo quanto você pagou por ele, além da apólice.

 14/08 - O processo constava como "enviado ao banco".


15/08 - $$$ na conta!

Depois de implementado o processo tudo foi muito rápido! Acho que em anos normais, sem tantos problemas como este, o processo é mais rápido do que esse meu. O pessoal do CNPq teve tudo implementado em menos de um mês! Não entendo o porquê da CAPES ser mais enrolada... =/

Bom, dinheiro na conta e muito dinheiro perdido na conversão, em iof...Também não sei porque essa invenção de pagar as três primeiras mensalidades na conta brasileira. O CNPq, por exemplo, paga apenas os auxílios no Brasil e o resto no cartão BB Américas...mas, a CAPES, além dos auxílios, as três primeiras mensalidades entram na nossa conta brasileira mesmo. Uma pena! Poderíamos ser isentos do IOF, né? :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário